Impérios Perdidos: Turcomenistão + Uzbequistão

Impérios Perdidos: Turcomenistão + Uzbequistão


Localizado na Ásia Central, o Turquemenistão, é também um dos lugares mais lindos e exuberantes para se conhecer. Praticamente 80% de seu território fica no deserto de Karakum. Deserto, simplicidade, modernidade, irreverência, sítios arqueológicos recheados de história, cratera que queima no meio do deserto (com direito a acampar e tudo), sistema político diferenciado e toneladas de mármore e ouro pela capital do país (Ashgabat parece uma mistura de Vegas – com muitas luzes coloridas, com mega construções estilo Dubai), são algumas das coisas que você ver por lá.  Quanto ao Uzbequistão, prepare-se para uma experiência que te fará sair da zona de conforto,  – a receita ótima para uma grande viagem. É através da comida, da cultura, da natureza e das pessoas que este país deixará qualquer um apaixonado e com vontade de experienciar o que tão bem tem preservado ao longo da sua tão rica história.

O Império Persa, O Reino Parta, O Estado de Corasmia, O Império de Tamerlan, O Emirado de Bukhara, Os Kanatos de Jiva: Estes são apenas alguns dos nomes da glória do passado dessas terras. Este passeio é um paraíso para os amantes da história e arquitetura antiga, tradições e costumes do Oriente Médio.

 

Sobre o RoteiroDia a diaInformações Gerais

O QUE INCLUI

  • Todos os traslados;
  • 14 noites de hospedagem com café da manhã (02 em Asjabat, 01 em Tashauz, 01 em Nukus, 02 em Jiva, 03 em Bujara, 01 em Lago Aydarkul, 02 em Samarcanda e 02 em Tashkent);
  • 15 refeições;
  • Visitas e entradas de acordo com o itinerário com guia;
  • Jipe para a rota Asjabat-Darvaza-Tashauz;
  • Bilhetes de trem Samarcanda / Tashkent em classe executiva;
  • Convite de visto turcomano;
  • Passeio a cavalo no Turcomenistão;
  • Seguro viagem protegida

 

 

 

DICAS

  • Melhor época para viajar:  A melhor época para visitar esta região é de março a início de junho e de outubro a dezembro. Verão não é recomendado para viagens porque entre julho e setembro as temperaturas muitas vezes exceder 50 ° C.  

1º Dia:   ASJABAT

Chegada em Asjabat, a capital do Turquemenistão. Traslado para o hotel. Hospedagem.

2º Dia:  ASJABAT

Café da manhã. Asjabat, a “Cidade do Amor” (“ashk” significa “amor” em árabe) – a maior cidade do Turquemenistão. Por quase 10 séculos, a cidade foi uma parada importante para as caravanas da Grande Rota da Seda, até que os mongóis sitiaram a cidade no séc. XIII. No final do séc. XIX, Asjabat tornou-se a cidade mais cobiçada do trans-Cáspio, escolhida pelos russos e povoada por cadeias de marcas e hotéis europeus. Asjabat é exibida de forma eclética e moderna. Nós iremos para o oeste para explorar o sítio arqueológico de Antígua Nisa, a capital do que foi há dois mil anos, o Império Parta. Visita ao Museu Nacional de História (fechado às terças-feiras), que abriga uma enorme exposição de objetos arqueológicos e etnográficos encontrados em todo o território. Após o almoço, vamos a um estábulo local (1 hora de viagem) para conhecer os cavalos da raça turca Akhal-teke – um dos mais antigos, criado há cinco mil anos e hoje, considerado um emblema nacional . Possibilidade de fazer um pequeno passeio a cavalo. Voltando a Asjabat, visitaremos a Mesquita Espiritual Turkmenbashi em Kipchak. À noite, vamos desfrutar de um tour panorâmico pelo distrito de Berzengi. Hospedagem.

3º Dia: ASJABAT / CRATERA DE GÁS DARVAZA / TASHAUZ

Café da manhã. É possível visitar o famoso bazar Altyn Asyr, também conhecido como “Tolkuchka bazaar”, ideal para um passeio aos domingos. Faremos um city tour que incluirá o Parque da Independência, o Arco da Neutralidade, a estátua de Rukhnama Statue, a praça do Palácio,  o monumento do terremoto e a mesquita Ertogrylgazy. Tempo livre no Bazar Gulistan (também chamado de bazar russo) para comprar lembranças. Após o almoço, partida em direção à cratera de gás de Darvaza a 280 km (4-5 horas). No caminho, vamos visitar crateras de água e lama. Chegada. Jantar incluído (tipo churrasco). Depois do jantar, continue para Tashauz a 280 km (4-5 horas). Chegada e acomodação no hotel. Hospedagem.

4° Dia – TASHAUZ / KUNYA-URGENCH / NUKUS

Café da manhã. Excursão a Kunya-Urgench (100 km, 2h de viagem). Visitaremos os mausoléus Turabek Khanum, Tekesh, Fakhreddin Razi e Najmuddin al Kubra, o minarete Kutlug-Timur, a academia Mamun e o  caravanzar Tash Kala. Após o almoço em um restaurante local, traslado para a fronteira turcomano-uzbeque em Khodjeily a 40 km (1 hora). Por outro lado, a equipe do Uzbequistão está esperando por isso. Traslado para Nukus, a 20 km (30 min de viagem). Chegada e hospedagem.

5° Dia: NUKUS / KHIVA

Café da manhã. Visita ao Museu de Belas Artes de Savitsky que abriga uma bela coleção de pinturas do pós e vanguarda pré-soviética, pertencente ao colecionador Igor Savistky que, apesar do risco de ser designado como anticomunista, conseguiu salvaguardar mais de 50.000 peças de arte. Após o almoço, saída para Jiva a 230 km (4 horas). Chegada e alojamento. alojamento. Hospedagem.

6° Dia: KHIVA

Café da manhã. Passeio a pé em Ichan Kala, museu ao ar livre protegido pela UNESCO, composto por um complexo arquitetônico cercado por uma longa fortaleza com quatro portas. Há mais de 60 monumentos dentro:   palácios,   mesquitas,  madrassas,  minaretes  e mausoléus: Madrasa Mohamed-Amin-Khan, minarete Kalta Minor, fortaleza Kunya-Ark, mesquita Djuma, palácio Tash-Khauli, Madrasah e minarete do Islã Khodja, mausoléu Pakhlavan Mahmud e outros, que datam do s. XVIII e XIX. Visita das oficinas de escultura em madeira, bordados e tecelagem de tapetes. Almoço na velha madrassa. Nós apreciamos o prato cored Shivet Oshi – macarrão caseiro com endro, carne e molho de tomate. Hospedagem.

7° Dia: KHIVA / BUKHARÁ

Café da manhã. Partida para Bukhara 450 km através do deserto Kyzylkum (6-7 horas). Almoço em um café local no caminho. Chegada e alojamento. Hospedagem.

 8° Dia: BUKHARÁ

Café da manhã. O patrimônio arquitetônico de Bukhara é muito rico: caravanzares, domos comerciais, banhos públicos e grandes piscinas, muros de defesa, portas, mausoléus, mesquitas e madrassa, em suma, estruturas individuais e também grandes complexos. Os métodos decorativos, desenhos esplêndidos e idéias arquitetônicas originais surpreenderão a imaginação de todos os visitantes. Hoje vamos explorar Bukhara: O Mausoléu dos Samanidas, considerado como uma jóia arquitetônica de toda a Ásia Central, o Templo Chashma- Ayub (séculos XIV-XVI), conhecido por sua fonte curativa. Mesquita Bolo- Khauz. Os bazares abrigados nas cúpulas comerciais restauradas do século XVI. XIV a XVII: entre eles, Tok-i-Zargaron (1570) – bazar do joalheiro, Tok-i-Tilpak Furushon – bazar do chapéu Tok-i-Sarrafon – bazar de troca; cidadela da Fortaleza da Arca, residência dos emires de Bukhara. O conjunto arquitetônico Poi-Kalyan, símbolo da cidade. Almoço em restaurante local. Durante o dia, faremos uma pausa para o chá na casa de chá “Especiarias da Rota da Seda”, onde vamos saborear diferentes sabores e aromas: caradamomo, anis, cravo, canela, orégano. Noite no hotel. Hospedagem.

9° Dia: BUKHARÁ

Café da manhã. Saída para uma excursão ao acampamento Sitora-i-Mokhi- Khosa, a residência de verão do último emirado de Bukhara (4 km). Retorno a Bukhará, Chor Minor, uma madraza colorida com 4 torres peculiares, que foi usada como biblioteca pelos alunos. Visita ao complexo Lyabi-Khauz que abriga a Madrasa Nodir-Divan-Beghi (século XVII), Kukeldash (século XVI), Khonako (século XVII);  Mesquita Magoki-Attari (século XII); visita ao mercado de marionetes. Almoço com uma família. Conheceremos uma típica casa uzbeque, onde teremos a oportunidade de conversar com os membros da família hospitaleira sobre seus costumes e tradições. Vamos aprender como preparar o tradicional prato uzbeque: Pilov. Hospedagem.

10° Dia: BUKHARÁ / CAMPO DE YURTAS / LAGO AYDARKUL

Café da manhã. Manhã livre em Bukhara. Traslado  para o campo de yurta localizado nas margens do Lago Aydarkul (350 km, 5 horas). No caminho, vamos parar para visitar o caravanzar Rabat-i-Malik- as ruínas do monumento medieval do período Karajan. Perto está o reservatório de Sardoba Malik, que abasteceu o caravanzar com água.Almoço em um café local no caminho. Chegada ao acampamento, acomodação. Passeio de camelo de 15 a 20 min por pessoa, ou caminhe pelas estepes e dunas circundantes. Jantar no restaurante e do campo. Noite em yurta. Estas cabanas são decorados com tecidos tradicionais e tapetes. Cada um pode acomodar 4 ou 5 pessoas, mas nesta viagem, oferecemos yurtas privativas  para 2 pessoas. O campo também tem 10 chalés de madeira confortáveis, com quarto duplo e banheiro. Se você preferir o chalé podemos reservar este tipo de alojamento sem suplemento, desde que  especifique  a sua escolha no momento da reserva.

11° Dia: CAMPO DE YURTAS / LAGO AYDARKUL

Café da manhã. Traslado para Samarcanda a 230 km (4 horas). Chegada, almoço. Traslado para o hotel e alojamento. Samarcanda, uma cidade chave da Rota da Seda, testemunhou os principais eventos durante a era  de Alexandre, o Grande, as conquistas árabes, a passagem de Ghengis-Khan e Tamerlane. Como resultado, a cultura de Samarcanda é também o produto das influências persa, indiana e mongol. Visita no final da tarde: Mausoléu de Gur Emir onde fica o túmulo de Tamerlán e seus descendentes, (século XV). Hospedagem.

12° Dia: SAMARCANDA

Café da manhã. Dia inteiro de visitas em Samarcanda: Praça Registan – o centro oficial da cidade desde a época de Tamerlão, o Grande. A praça é cercada pelas Madrasa Ulugbek (1417-1420), Sher-Dor (1619-1636) e Tilla-Kori (1646-1660); também a Mesquita Bibi-Khanum (em homenagem à mulher predileta de Tamerlão), o bazar Siab, um colorido mercado de produtos regionais, a Necrópole Shakhi- Zinda e os mausoléus dos séculos XI-XIX (segundo a lenda, a propriedade foi erguida em torno do túmulo de Kussam, filho de Abbas e primo de Maomé. Vamos tentar o prato favorito da região como almoço: “manty” (bolinhos servidos com banha de porco, creme azedo e pimenta). Hospedagem.

13° Dia: SAMARCANDA / TASHKENT

Café da manhã. Um dia mais para explorar esta cidade antiga: o museu Afrosiab da fundação da cidade. O mausoléu San Doniyor “Daniel”, um local de oração para os muçulmanos, cristãos e judeus, que atrai numerosos peregrinos de todas as nacionalidades e religiões. O observatório Ulugbek (Ulugbek, neto de Tamerlane, foi o fundador desta construção em 1428). Visita do Centro de Papel de Seda para saber mais sobre a fabricação deste produto. Traslado para a estação de trem e partida em trem expresso de Samarcanda para Tashkent às 17:30 / 19:40 ou 18:00 / 20:10. Chegada e alojamento. Hospedagem.

14° Dia: TASHKENT

Café da manhã. A história de Tashkent remonta a dois mil anos, passando de um pequeno povoado a um centro metropolitano. Hoje, Tashkent é um dos centros industriais, culturais e financeiros não apenas do Uzbequistão, mas de toda a Ásia Central. Aproveitamos o dia para explorar a capital: Praça Khast Imam – o sagrado coração de Tashkent e área menos influenciada pela União Soviética, onde ainda existem inúmeras mesquitas, mausoléus e outros marcos arquitetônicos como resultado da dinâmica da história da cidade: Chorsu, Museu de Artes Aplicadas (construído no final do século 19 por artesãos locais). Memorial do Território, Praça da Independência, Praça do Teatro, Praça Amir Temur e as mais belas estações de metrô de Tashkent. Hospedagem.

15° Dia: TASHKENT / CIDADE DE ORIGEM

Café da manhã. No horário combinado, traslado ao aeroporto para o voo de retorno. Fim dos nossos serviços.

 

 

HOTÉIS PREVISTOS:

Asjabat: Archabil 5* / Yildyz 5*

Tashauz:Tashauz 4*

Nukus: Jipek Joly 3* / Royal Nukus

Jiva: Asia Khiva 3* / Bek Khiva

Bujara:Omar Khayam / Safiya Boutique / Divan Begi / Sasha & Son / similar

Lago Aydarkul: Campo de yurtas (yurta privatizada para 2 personas)

Samarcanda: Grand Samarkand Superior / Sultan Boutique /

Tashkent: Lotte City Hotel Tashkent Palace 4* / Radisson  Blu 5*

Os roteiros de nosso site são apenas sugestivos e podem ser totalmente adequados para atender as suas expectativas. Consulte saídas privativas!

Os valores expressam uma cotação e serão fixados somente no ato da confirmação de reservas. São, portanto sujeitos a alteração sem aviso prévio, neste caso, devido também à oscilação cambial entre as moedas.

Tours regulares: são passeios com preços reduzidos e tem como característica a companhia de outras pessoas, ou seja, são coletivos.

Confira algumas limitações dos tours regulares:
– Os guias poderão ser trocados no decorrer da viagem;
– Os veículos poderão ser trocados no decorrer da viagem, de modo que a capacidade seja proporcional ao número de pessoas.

Viagens e tours privativos: são ideais para quem não abre mão de serviços personalizados.
– Horários dos tours podem ter maior flexibilidade;
– Circuitos podem ser adequados de acordo com a escolha do passageiro.

Os hotéis informados são aqueles previstos no roteiro, mas poderão ser substituídos por similares, caso não sejam confirmados no ato da reserva.

No período de Natal, Reveillon e feriados, alguns hotéis aceitam reservas com um mínimo de noites, além de cobrarem valores diferenciados. Por favor, caso deseje viajar nestes períodos, nos consulte.

Preço parte terrestre por pessoa:

a partir de:

€ 4.164EUR

    Os valores acima são por pessoa em quarto DUPLO. Clique em “Eu quero!” para solicitar preços nas datas que você deseja viajar e/ou para saber preço em quarto SINGLE, TRIPLO ou demais ocupações.

    FORMAS DE PAGAMENTO

    De acordo com as regras de parcelamento em vigor na empresa.


    SOLICITE AQUI SEU ORÇAMENTO

    SOLICITE AQUI SEU ORÇAMENTO

    Insira o local que mora

    Número de Viajantes
    Quarto 1
    Quarto 2
    Quarto 3
    Aguarde...

    Ficha-técnica

    Período/Duração
    14 noites
    Lugares
    visitados
    Asjabat
    Tashauz
    Nukus
    Jiva
    Bujara
    Lago Aydarkul
    Samarcanda,
    Tashkent
    Customize esse pacote