Impérios Perdidos: Turcomenistão + Uzbequistão

Localizado na Ásia Central, o Turquemenistão, é também um dos lugares mais lindos e exuberantes para se conhecer. Praticamente 80% de seu território fica no deserto de Karakum. Deserto, simplicidade, modernidade, irreverência, sítios arqueológicos recheados de história, cratera que queima no meio do deserto (com direito a acampar e tudo), sistema político diferenciado e toneladas de mármore e ouro pela capital do país (Ashgabat parece uma mistura de Vegas – com muitas luzes coloridas, com mega construções estilo Dubai), são algumas das coisas que você ver por lá. Quanto ao Uzbequistão, prepare-se para uma experiência que te fará sair da zona de conforto, – a receita ótima para uma grande viagem. É através da comida, da cultura, da natureza e das pessoas que este país deixará qualquer um apaixonado e com vontade de experienciar o que tão bem tem preservado ao longo da sua tão rica história.
O Império Persa, O Reino Parta, O Estado de Corasmia, O Império de Tamerlan, O Emirado de Bukhara, Os Kanatos de Jiva: Estes são apenas alguns dos nomes da glória do passado dessas terras. Este passeio é um paraíso para os amantes da história e arquitetura antiga, tradições e costumes do Oriente Médio.
O QUE INCLUI
- Todos os traslados;
- 14 noites de hospedagem com café da manhã (02 em Asjabat, 01 em Tashauz, 01 em Nukus, 02 em Jiva, 03 em Bujara, 01 em Lago Aydarkul, 02 em Samarcanda e 02 em Tashkent);
- 15 refeições;
- Visitas e entradas de acordo com o itinerário com guia;
- Jipe para a rota Asjabat-Darvaza-Tashauz;
- Bilhetes de trem Samarcanda / Tashkent em classe executiva;
- Convite de visto turcomano;
- Passeio a cavalo no Turcomenistão;
- Seguro viagem protegida
DICAS
- Melhor época para viajar: A melhor época para visitar esta região é de março a início de junho e de outubro a dezembro. Verão não é recomendado para viagens porque entre julho e setembro as temperaturas muitas vezes exceder 50 ° C.
1º Dia: ASJABAT
Chegada em Asjabat, a capital do Turquemenistão. Traslado para o hotel. Hospedagem.
2º Dia: ASJABAT
Café da manhã. Asjabat, a “Cidade do Amor” (“ashk” significa “amor” em árabe) – a maior cidade do Turquemenistão. Por quase 10 séculos, a cidade foi uma parada importante para as caravanas da Grande Rota da Seda, até que os mongóis sitiaram a cidade no séc. XIII. No final do séc. XIX, Asjabat tornou-se a cidade mais cobiçada do trans-Cáspio, escolhida pelos russos e povoada por cadeias de marcas e hotéis europeus. Asjabat é exibida de forma eclética e moderna. Nós iremos para o oeste para explorar o sítio arqueológico de Antígua Nisa, a capital do que foi há dois mil anos, o Império Parta. Visita ao Museu Nacional de História (fechado às terças-feiras), que abriga uma enorme exposição de objetos arqueológicos e etnográficos encontrados em todo o território. Após o almoço, vamos a um estábulo local (1 hora de viagem) para conhecer os cavalos da raça turca Akhal-teke – um dos mais antigos, criado há cinco mil anos e hoje, considerado um emblema nacional . Possibilidade de fazer um pequeno passeio a cavalo. Voltando a Asjabat, visitaremos a Mesquita Espiritual Turkmenbashi em Kipchak. À noite, vamos desfrutar de um tour panorâmico pelo distrito de Berzengi. Hospedagem.
3º Dia: ASJABAT / CRATERA DE GÁS DARVAZA / TASHAUZ
Café da manhã. É possível visitar o famoso bazar Altyn Asyr, também conhecido como “Tolkuchka bazaar”, ideal para um passeio aos domingos. Faremos um city tour que incluirá o Parque da Independência, o Arco da Neutralidade, a estátua de Rukhnama Statue, a praça do Palácio, o monumento do terremoto e a mesquita Ertogrylgazy. Tempo livre no Bazar Gulistan (também chamado de bazar russo) para comprar lembranças. Após o almoço, partida em direção à cratera de gás de Darvaza a 280 km (4-5 horas). No caminho, vamos visitar crateras de água e lama. Chegada. Jantar incluído (tipo churrasco). Depois do jantar, continue para Tashauz a 280 km (4-5 horas). Chegada e acomodação no hotel. Hospedagem.
4° Dia – TASHAUZ / KUNYA-URGENCH / NUKUS
Café da manhã. Excursão a Kunya-Urgench (100 km, 2h de viagem). Visitaremos os mausoléus Turabek Khanum, Tekesh, Fakhreddin Razi e Najmuddin al Kubra, o minarete Kutlug-Timur, a academia Mamun e o caravanzar Tash Kala. Após o almoço em um restaurante local, traslado para a fronteira turcomano-uzbeque em Khodjeily a 40 km (1 hora). Por outro lado, a equipe do Uzbequistão está esperando por isso. Traslado para Nukus, a 20 km (30 min de viagem). Chegada e hospedagem.
5° Dia: NUKUS / KHIVA
Café da manhã. Visita ao Museu de Belas Artes de Savitsky que abriga uma bela coleção de pinturas do pós e vanguarda pré-soviética, pertencente ao colecionador Igor Savistky que, apesar do risco de ser designado como anticomunista, conseguiu salvaguardar mais de 50.000 peças de arte. Após o almoço, saída para Jiva a 230 km (4 horas). Chegada e alojamento. alojamento. Hospedagem.
6° Dia: KHIVA
Café da manhã. Passeio a pé em Ichan Kala, museu ao ar livre protegido pela UNESCO, composto por um complexo arquitetônico cercado por uma longa fortaleza com quatro portas. Há mais de 60 monumentos dentro: palácios, mesquitas, madrassas, minaretes e mausoléus: Madrasa Mohamed-Amin-Khan, minarete Kalta Minor, fortaleza Kunya-Ark, mesquita Djuma, palácio Tash-Khauli, Madrasah e minarete do Islã Khodja, mausoléu Pakhlavan Mahmud e outros, que datam do s. XVIII e XIX. Visita das oficinas de escultura em madeira, bordados e tecelagem de tapetes. Almoço na velha madrassa. Nós apreciamos o prato cored Shivet Oshi – macarrão caseiro com endro, carne e molho de tomate. Hospedagem.
7° Dia: KHIVA / BUKHARÁ
Café da manhã. Partida para Bukhara 450 km através do deserto Kyzylkum (6-7 horas). Almoço em um café local no caminho. Chegada e alojamento. Hospedagem.
8° Dia: BUKHARÁ
Café da manhã. O patrimônio arquitetônico de Bukhara é muito rico: caravanzares, domos comerciais, banhos públicos e grandes piscinas, muros de defesa, portas, mausoléus, mesquitas e madrassa, em suma, estruturas individuais e também grandes complexos. Os métodos decorativos, desenhos esplêndidos e idéias arquitetônicas originais surpreenderão a imaginação de todos os visitantes. Hoje vamos explorar Bukhara: O Mausoléu dos Samanidas, considerado como uma jóia arquitetônica de toda a Ásia Central, o Templo Chashma- Ayub (séculos XIV-XVI), conhecido por sua fonte curativa. Mesquita Bolo- Khauz. Os bazares abrigados nas cúpulas comerciais restauradas do século XVI. XIV a XVII: entre eles, Tok-i-Zargaron (1570) – bazar do joalheiro, Tok-i-Tilpak Furushon – bazar do chapéu Tok-i-Sarrafon – bazar de troca; cidadela da Fortaleza da Arca, residência dos emires de Bukhara. O conjunto arquitetônico Poi-Kalyan, símbolo da cidade. Almoço em restaurante local. Durante o dia, faremos uma pausa para o chá na casa de chá “Especiarias da Rota da Seda”, onde vamos saborear diferentes sabores e aromas: caradamomo, anis, cravo, canela, orégano. Noite no hotel. Hospedagem.
9° Dia: BUKHARÁ
Café da manhã. Saída para uma excursão ao acampamento Sitora-i-Mokhi- Khosa, a residência de verão do último emirado de Bukhara (4 km). Retorno a Bukhará, Chor Minor, uma madraza colorida com 4 torres peculiares, que foi usada como biblioteca pelos alunos. Visita ao complexo Lyabi-Khauz que abriga a Madrasa Nodir-Divan-Beghi (século XVII), Kukeldash (século XVI), Khonako (século XVII); Mesquita Magoki-Attari (século XII); visita ao mercado de marionetes. Almoço com uma família. Conheceremos uma típica casa uzbeque, onde teremos a oportunidade de conversar com os membros da família hospitaleira sobre seus costumes e tradições. Vamos aprender como preparar o tradicional prato uzbeque: Pilov. Hospedagem.
10° Dia: BUKHARÁ / CAMPO DE YURTAS / LAGO AYDARKUL
Café da manhã. Manhã livre em Bukhara. Traslado para o campo de yurta localizado nas margens do Lago Aydarkul (350 km, 5 horas). No caminho, vamos parar para visitar o caravanzar Rabat-i-Malik- as ruínas do monumento medieval do período Karajan. Perto está o reservatório de Sardoba Malik, que abasteceu o caravanzar com água.Almoço em um café local no caminho. Chegada ao acampamento, acomodação. Passeio de camelo de 15 a 20 min por pessoa, ou caminhe pelas estepes e dunas circundantes. Jantar no restaurante e do campo. Noite em yurta. Estas cabanas são decorados com tecidos tradicionais e tapetes. Cada um pode acomodar 4 ou 5 pessoas, mas nesta viagem, oferecemos yurtas privativas para 2 pessoas. O campo também tem 10 chalés de madeira confortáveis, com quarto duplo e banheiro. Se você preferir o chalé podemos reservar este tipo de alojamento sem suplemento, desde que especifique a sua escolha no momento da reserva.
11° Dia: CAMPO DE YURTAS / LAGO AYDARKUL
Café da manhã. Traslado para Samarcanda a 230 km (4 horas). Chegada, almoço. Traslado para o hotel e alojamento. Samarcanda, uma cidade chave da Rota da Seda, testemunhou os principais eventos durante a era de Alexandre, o Grande, as conquistas árabes, a passagem de Ghengis-Khan e Tamerlane. Como resultado, a cultura de Samarcanda é também o produto das influências persa, indiana e mongol. Visita no final da tarde: Mausoléu de Gur Emir onde fica o túmulo de Tamerlán e seus descendentes, (século XV). Hospedagem.
12° Dia: SAMARCANDA
Café da manhã. Dia inteiro de visitas em Samarcanda: Praça Registan – o centro oficial da cidade desde a época de Tamerlão, o Grande. A praça é cercada pelas Madrasa Ulugbek (1417-1420), Sher-Dor (1619-1636) e Tilla-Kori (1646-1660); também a Mesquita Bibi-Khanum (em homenagem à mulher predileta de Tamerlão), o bazar Siab, um colorido mercado de produtos regionais, a Necrópole Shakhi- Zinda e os mausoléus dos séculos XI-XIX (segundo a lenda, a propriedade foi erguida em torno do túmulo de Kussam, filho de Abbas e primo de Maomé. Vamos tentar o prato favorito da região como almoço: “manty” (bolinhos servidos com banha de porco, creme azedo e pimenta). Hospedagem.
13° Dia: SAMARCANDA / TASHKENT
Café da manhã. Um dia mais para explorar esta cidade antiga: o museu Afrosiab da fundação da cidade. O mausoléu San Doniyor “Daniel”, um local de oração para os muçulmanos, cristãos e judeus, que atrai numerosos peregrinos de todas as nacionalidades e religiões. O observatório Ulugbek (Ulugbek, neto de Tamerlane, foi o fundador desta construção em 1428). Visita do Centro de Papel de Seda para saber mais sobre a fabricação deste produto. Traslado para a estação de trem e partida em trem expresso de Samarcanda para Tashkent às 17:30 / 19:40 ou 18:00 / 20:10. Chegada e alojamento. Hospedagem.
14° Dia: TASHKENT
Café da manhã. A história de Tashkent remonta a dois mil anos, passando de um pequeno povoado a um centro metropolitano. Hoje, Tashkent é um dos centros industriais, culturais e financeiros não apenas do Uzbequistão, mas de toda a Ásia Central. Aproveitamos o dia para explorar a capital: Praça Khast Imam – o sagrado coração de Tashkent e área menos influenciada pela União Soviética, onde ainda existem inúmeras mesquitas, mausoléus e outros marcos arquitetônicos como resultado da dinâmica da história da cidade: Chorsu, Museu de Artes Aplicadas (construído no final do século 19 por artesãos locais). Memorial do Território, Praça da Independência, Praça do Teatro, Praça Amir Temur e as mais belas estações de metrô de Tashkent. Hospedagem.
15° Dia: TASHKENT / CIDADE DE ORIGEM
Café da manhã. No horário combinado, traslado ao aeroporto para o voo de retorno. Fim dos nossos serviços.
HOTÉIS PREVISTOS:
Asjabat: Archabil 5* / Yildyz 5*
Tashauz:Tashauz 4*
Nukus: Jipek Joly 3* / Royal Nukus
Jiva: Asia Khiva 3* / Bek Khiva
Bujara:Omar Khayam / Safiya Boutique / Divan Begi / Sasha & Son / similar
Lago Aydarkul: Campo de yurtas (yurta privatizada para 2 personas)
Samarcanda: Grand Samarkand Superior / Sultan Boutique /
Tashkent: Lotte City Hotel Tashkent Palace 4* / Radisson Blu 5*
Os roteiros de nosso site são apenas sugestivos e podem ser totalmente adequados para atender as suas expectativas. Consulte saídas privativas!
Os valores expressam uma cotação e serão fixados somente no ato da confirmação de reservas. São, portanto sujeitos a alteração sem aviso prévio, neste caso, devido também à oscilação cambial entre as moedas.
Tours regulares: são passeios com preços reduzidos e tem como característica a companhia de outras pessoas, ou seja, são coletivos.
Confira algumas limitações dos tours regulares:
– Os guias poderão ser trocados no decorrer da viagem;
– Os veículos poderão ser trocados no decorrer da viagem, de modo que a capacidade seja proporcional ao número de pessoas.
Viagens e tours privativos: são ideais para quem não abre mão de serviços personalizados.
– Horários dos tours podem ter maior flexibilidade;
– Circuitos podem ser adequados de acordo com a escolha do passageiro.
Os hotéis informados são aqueles previstos no roteiro, mas poderão ser substituídos por similares, caso não sejam confirmados no ato da reserva.
No período de Natal, Reveillon e feriados, alguns hotéis aceitam reservas com um mínimo de noites, além de cobrarem valores diferenciados. Por favor, caso deseje viajar nestes períodos, nos consulte.
Preço parte terrestre por pessoa:
Os valores acima são por pessoa em quarto DUPLO. Clique em “Eu quero!” para solicitar preços nas datas que você deseja viajar e/ou para saber preço em quarto SINGLE, TRIPLO ou demais ocupações.
FORMAS DE PAGAMENTO
De acordo com as regras de parcelamento em vigor na empresa.
SOLICITE AQUI SEU ORÇAMENTO
Ficha-técnica
Período/Duração
14 noitesCategorias
ÁsiaDestinos Exóticos
Lugares
visitados
AsjabatTashauz
Nukus
Jiva
Bujara
Lago Aydarkul
Samarcanda,
Tashkent