06/01/2022
O Parque Estadual do Jalapão fica no estado do Tocantins, Região Norte do Brasil. Em seus 34 quilômetros quadrados destacam-se as dunas e o calor intenso, numa paisagem que poderia ser confundida com um deserto não fosse cortada por rios de águas cristalinas, praias fluviais de areias claras e muitas cachoeiras. A maior delas é a Cachoeira da Velha, com vinte metros de largura. Ela fica próxima a uma prainha que é ideal para a contemplação e o descanso dos que se aventuram pela região. Ainda desconhecido das rotas turísticas, e com baixíssima densidade demográfica, é possível visitar o Jalapão por dias sem avistar uma única pessoa. A principal fonte de renda da população nativa é o artesanato com o capim dourado, planta que só brota na região. De brilho intenso, é usado na fabricação de bolsas, bijouterias e peças de decoração.
Sobre o Safari Camp: O Safari Camp Korubo está no coração do Jalapão, em lugar selvagem, preservado, à beira do rio Novo, um dos últimos rios de água potável do mundo.
Durante a sua estada, o nosso cozinheiro prepara deliciosas refeições com alimentos frescos e nossa equipe está sempre motivada para propiciar os cuidados necessários para que você possa desfrutar cada momento. São 15 tendas, cada uma para 2 pessoas com camas confortáveis e banheiro individual ( pia e sanitário). O banho é na sala de banho (masculina e feminina) com boxes individuais e deliciosas duchas com aquecimento solar. Temos tendas possuímos tendas maiores para famílias.
O QUE INCLUI
- Traslados Aeroporto / Palmas / Jalapão / Palmas / Aeroporto;
- Receptivo à partir de Palmas;
- 02 noites de hospedagem em Palmas no Hotel Girassol Plaza com café da manhã;
- Transporte compartilhado em veículo de turismo;
- Almoço na cidade de Ponte Alta;
- 03 noites de hospedagem no Safári Camp Jalapão com café da manhã, almoço, jantar, lanches de trilha, sucos e água filtrada inclusos;
- Equipamentos completos de canoagem;
- Passeios inclusos conforme mencionado no roteiro;
- Acompanhamento de guia especializado;
DICAS
Melhor época para viajar – É possível dizer que não existe melhor época para ir ao Jalapão, pois é possível explorar o destino o ano inteiro, cada temporada com algumas características diferentes. Entre Maio e Setembro quase não chove, os dias são quentes, as noites frescas e as estradas estão em melhores condições. Setembro é o mês mais quente. Na estação chuvosa, de Novembro a Março, os dias são mais frescos e as noites mais quentes.
Itinerário
1 º Dia - (Terça-Feira) - ORIGEM / PALMAS
*Chegada em Palmas, capital planejada e a mais nova do Brasil. Recepção no aeroporto e traslado para acomodação em Palmas no hotel Girassol Plaza ou de categoria similar (28 km em asfalto).Pernoite em Palmas
2 º Dia - (Quarta-Feira) - PALMAS / JALAPÃO / CÂNION SUSSUAPARA / SAFÁRI CAMP
*Após o café da manhã em Palmas, aproximadamente as 08:15h saída em direção ao Jalapão (180 km em asfalto até Ponte Alta). No caminho passaremos no distrito de Taquaruçu, um dos polos de turismo da capital. Almoço na cidade de Ponte Alta. Aqui acaba o asfalto e a cidade é o último local se pode comprar protetor solar, repelente, etc.… Parada no Cânion da Suçuapara, um verdadeiro oásis, bem refrescante (trilha curta com descida e subida íngreme em terreno firme de cascalho e terra –aproximadamente 400 m ida e volta. No acesso ao cânion, caminhada curta dentro de água e sobre pedras. Seguiremos então em direção à misteriosa Serra da Muriçoca, onde no caminho cruzaremos as nascentes do rio Vermelho margeando a parte oeste da Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins. No alto da serra, se vislumbra toda a imensidão do Jalapão e podemos identificar a Serra da Jalapinha, a Serra do Espírito Santo e mais longe no horizonte a Serra Geral da Bahia. Ao final do dia chegada ao Safari Camp (120 km em estrada de terra), localizado às margens do rio Novo, onde o guia e colaboradores irão apresentar e dar dicas sobre o dia a dia no camp. Após um drink de boas-vindas será servido o jantar. Café da manhã, almoço e jantar.Pernoite no Safári Camp.
3 º Dia - (Quinta-feira) - MIRANTE / CANOAGEM NO RIO NOVO / DUNAS / SAFÁRI CAMP
*Neste dia quem desejar pode acordar um pouco mais tarde e para os mais dispostos, sugerimos solicitar ao guia que os acorde bem cedo para ir até o Mirante do Safári Camp para apreciar o nascer do sol atrás da linda Serra do Espírito Santo e de lá também é possível utilizar o telescópio terrestre para avistar as serras ao redor do camp e as falésias que formam as Dunas do Jalapão. Após o delicioso café da manhã às margens do rio, serão dadas as instruções sobre o uso e a prática da Canoagem. Saída da prainha do Safári Camp, onde desceremos o rio Novo, apreciando sua natureza selvagem (aproximadamente 1 hora – nível fácil). O rio Novo é um dos últimos rios de água potável do mundo. Seu fundo de areia branquinha forma belíssimas praias, que durante este percurso contemplativo, nos convidam a todo instante para nadar e mergulhar em suas águas puras e cristalinas, tendo também um toque de aventura e emoção em suas corredeiras (canoagem nível fácil/ contemplativo). Retorno ao Safári Camp para almoço. À tarde, após um merecido descanso no redário ou na prainha do Safári Camp, faremos um passeio até as Dunas (traslado de 18 km do Safári Camp até o início da trilha - nível fácil). No trajeto passaremos pela Comunidade do rio Novo com uma breve parada na ponte para fotos do rio e suas corredeiras. As Dunas são formadas por areias de quartzo de coloração dourada e cercadas por imensos chapadões, veredas e lagoas, formando um visual surreal e de natureza pujante com gigantescas falésias que mudam de cor de acordo com a luminosidade proporcionando um belíssimo pôr do sol. Obs.: a atividade canoagem no Rio Novo poderá ser substituída por flutuação (Trilha do Cerrado) devido a um controle do governo do Tocantins para a preservação do pato-mergulhão, espécie ameaçada de extinção. Café da manhã, almoço e jantar. Pernoite no Safári Camp
4 º Dia - (Sexta-Feira) - FERVEDOURO DO SONINHO / CACHOEIRA DA FORMIGA / MATEIROS / SAFÁRI CAMP
*Após café da manhã, partida para o fervedouro e cachoeira da Formiga. Os fervedouros são nascentes de águas cristalinas e com fundo de areia branca, que devido a pressão da água que brota do chão é impossível afundar, e teremos a sensação de realmente flutuarmos nas suas águas; é pura diversão. No percurso atravessaremos o Vale do rio Preto, entre as Serras do Meio e do Espírito Santo. Do lado esquerdo estará o Parque Estadual do Jalapão, e do outro a parte leste da Estação Ecológica da Serra Geral, que juntos ajudam a formar o maior mosaico de áreas protegidas do cerrado brasileiro. Esta rota é rica em visuais e isto convida aos viajantes a se posicionarem nas janelas e mirantes dos veículos para sentir o ar puro, apreciando a paisagem, e tirar fotos. Chegada ao Fervedouro do Soninho (75 km em estrada de terra). No local também é possível tomar um banho nas águas do rio Sono, um dos principais afluentes do rio Tocantins, onde a água gelada contrasta com a água quentinha do fervedouro. Dependendo da disponibilidade e de tempo, poderemos também visitar o Fervedouro do Ceiça - Glorinha (pequeno fervedouro com capacidade limitada). Almoço em nosso posto avançado próximo ao fervedouro do Soninho. Saída em direção a Cachoeira da Formiga (15 km em estrada de terra), uma queda que forma uma piscina natural de águas cristalinas e de cor verde esmeralda, uma experiência única no Jalapão. Partida para Mateiros (25 km em estrada de terra), onde se pode usar o celular e comprar artesanato do capim dourado, sorvete, etc.. Café da manhã, almoço e jantar.Pernoite no Safári Camp.
5 º Dia - (Sábado) - JALAPÃO / CACHOEIRA DA VELHA / PALMAS
6 º Dia - (Domingo) - PALMAS / ORIGEM
*Hoje nos despediremos do Tocantins e voltaremos à nossa cidade de origem. Após café da manhã, faremos o traslado ao Aeroporto de Palmas para embarcar no voo de retorno. Café da manhã; Sem pernoite incluso. A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
Os valores expressam uma cotação e serão fixados somente no ato da confirmação de reservas. São, portanto sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Tours regulares: são passeios com preços reduzidos e tem como característica a companhia de outras pessoas, ou seja, são coletivos. Confira algumas limitações dos tours regulares:
• Os guias poderão ser trocados no decorrer da viagem;
• Os veículos poderão ser trocados no decorrer da viagem, de modo que a capacidade seja proporcional ao número de pessoas;
• Tanto a ordem quanto a disponibilidade dos passeios estão sujeitas a alteração sem aviso prévio, em função de variações climáticas ou operacionais. Viagens e tours privativos: são ideais para quem não abre mão de serviços personalizados.
• Horários dos tours podem ter maior flexibilidade;
• Circuitos podem ser adequados de acordo com a escolha do passageiro.
Os hotéis informados são aqueles previstos no roteiro, mas poderão ser substituídos por similares, caso não sejam confirmados no ato da reserva. No período de Natal, Reveillon e feriados, alguns hotéis aceitam reservas com um mínimo de noites, além de cobrarem valores diferenciados. Por favor, caso deseje viajar nestes períodos, nos consulte.
Conheça mais pacotes
“