As principais Tendências do Turismo em 2023

Muitas tendências vêm ganhando destaque após a pandemia, um ano muito complexo que interferiu muito na vontade de realizar viagens e também interferiu muito nas mudanças dos destinos escolhidos. Agora, em 2023 é uma nova temporada marcada pela ressignificação de viajar, com novas mudanças. 

Atualmente existem algumas tendências que estão em vigor, após o isolamento houve preferências de destinos e estilos de viagens. As pessoas estão procurando viajar mais e ter experiências únicas. 

A procura de conexão, autoconhecimento e fugir do estresse da rotina são motivos de querer alternativas diferentes.

Veja algumas tendências de turismo que mais estão sendo procuradas no ano de 2023: 

Viagens sozinhos 

Após a pandemia, a tendência de viagens solo aumentou, mais e mais pessoas estão optando por viagens sem família e amigos. Isso pode ser atribuído a uma série de fatores, como a busca por liberdade, autoconhecimento e experiências enriquecedoras. 

De acordo com pesquisas recentes, cerca de 18% dos viajantes preferem viajar sozinhos, essa porcentagem vem aumentando constantemente nos últimos anos. 

A segurança também interferiu bastante nessa porcentagem, com o aumento da tecnologia e acessibilidade, as viagens solo se tornaram mais seguras. Há aplicativos para compartilhar localização e informações em tempo real com amigos e familiares

Paz e bem estar

Viajantes ultimamente estão valorizando viagens alternativas, valorizando a paz e o bem estar na hora de escolher o destino.

Atividades que façam você se sentir bem, em contato com a natureza e lugares com paz. Colheita de frutas, experimentar frutas e vegetais com efeito de relaxamento, retiros de silêncio e muitas outras atividades são exemplos dessa tendência. 

Então se você está a procura de uma viagem que promova o bem estar e relaxamento, permitindo que você se reconecte com a natureza e rejuvenesça sua mente e corpo, essa é a jornada perfeita. 

Cultura

Os viajantes estão procurando viagens que os façam mergulhar na história, arte, na gastronomia e tradições locais, com objetivo de expandir seus horizontes e compreender diferentes culturas. Cerca de 60% dos viajantes acham importante a imersão cultural, além disso, cerca de 75% dizem querer aprender algo novo, seja workshops, cursos, visitas guiadas ou interações com moradores locais. Buscam conhecimento na nova cultura da região visitada, um aprofundamento na vida cotidiana. 

Mergulhar nas tradições, gastronomia ou até destinos que aparecem em seus programas de TV favoritos, é a nova tendência. 

Lugares novos e desconhecidos

As viagens para lugares desconhecidos tem virado uma tendência entre os viajantes. Esse interesse por destinos menos explorados têm sido impulsionados pela vontade de fugir da rotina de viagens tradicionais e descobrir lugares únicos. 

As redes sociais têm tido um papel crucial em inspirar os viajantes a explorar lugares desconhecidos. As fotos compartilhadas em plataformas como facebook e instagram despertam a curiosidade e incentivam as pessoas a procurar destinos menos convencionais.  

A busca por autenticidade, conhecer lugares novos e diferentes, culturas autênticas, interagir com comunidades locais e fugir de viagens turísticas padronizadas. 

Sobrevivência

Viagens Off-Grid, se desconectar da tecnologia vem se tornando tendência ultimamente. Cerca de 65% dos pesquisados gostariam de viagens autênticas e com experiências únicas, acampar, aprender a fazer fogueira e o contato com a natureza cada vez encanta mais os viajantes. 

Cerca de 75% das pessoas que viajam off-grid afirmam ter reduzido seu estresse e aumentar a sensação de bem-estar. 

Um fato é que muitos que optam por esse tipo de viagem acabam não se desconectando totalmente, atualmente todos criamos uma certa dependência pela tecnologia, é claro que o auxílio e benefícios que ela nos trouxe é enorme, porém saber a hora de relaxar e nos desconectar faz uma enorme diferença.

Essas tendências refletem a necessidade de adaptação e resiliência dos viajantes diante das circunstâncias impostas pela pandemia de COVID-19. Essas tendências tendem a mudar conforme cada acontecimento ao passar dos anos, muitos podem impactar de grande maneira em toda nossa rotina, hábitos e desejos. 

 

Newsletter

Mais postagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *