El Topador, o jovem sonhador da fronteira que fez o assado um modo de vida, uma mistura de paixão, prazer e aventura

Antonio Costaguta, o El Topador, nasceu na fronteira, em Santana do Livramento/RS, divisa do Brasil com o Uruguai. Traz da família um pouco desta origem do “Gaucho”, unindo o amor e a cultura das duas pátrias. Fez desta tradição do mundo rural e campeiro a sua essência, trazendo a temática campeira gaúcha dos galpões do interior do Rio Grande do Sul para a cidade grande, de forma simples e rústica, embora moderna e contemporânea. Se especializou na cultura do assado e do fogo, se tornando um dos grandes expoentes do Estado e do Brasil quando o assunto é valorização da cadeia produtiva da carne, promovendo e disseminando um consumo consciente da pecuária produzida nos vastos campos verdes do nosso Bioma Pampa.

Formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM, tem sobretudo um olhar romântico e bucólico da vida do gaúcho e do nativismo. Andou por países como Uruguai e Argentina. Aprendeu nesses lugares técnicas que revelam sua essência: é Mestre Parrillero com mais de 15 anos de assados, diplomado pela Escuela Argentina de Parrilleros, em Buenos Aires e Bodega y Restaurante Garzón MasterClass Los Siete Fuegos com Francis Mallmann.

El Topador hoje é resultado desses anos todos entendendo e se aprofundando na arte do fogo, do manuseio da carne e do churrasco, construindo memórias, entendendo o ritual, mantendo a chama da tradição acesa. Mora em Porto Alegre desde 2008. Profissionalmente, tem seu trabalho reconhecido desde 2015, quando lançou a multiplataforma El Topador no RS, em seguida disseminado em diversos estados, tendo protagonizado eventos memoráveis para as duas principais Associações de Raça Bovina do Brasil: a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Associação Brasileira de Angus (ABA). Eventos durante a Expointer, e Festivais Fartura de Gastronomia em Tiradentes-MG, Conceição do Mato Dentro-MG, Porto Alegre-RS, São Paulo-SP e Fortaleza-CE também estão em seu currículo, assim como passagens pela Casa Destemperados, Evento Prazeres da Mesa em Gramado, Festival de Pomerode, e assados diversos nos estados do RS, SC, PR, SP, RJ, MG, CE e AL, entre outros.

Costaguta faz do assado e da cultura gaúcha um estilo de vida. É movido em torno de duas paixões que se completam: o fogo & a carne, a tradição & a cultura, trazendo uma leitura contemporânea para o nosso assado e nossas memórias. Dedica-se à pesquisa e opera em diferentes frentes ministrando cursos, oficinas e workshops. Move-se pela busca constante de proporcionar e construir histórias ao redor do fogo com um contexto mais suculento para as pessoas, em meio à brasa, o cheiro, o som, e a mística de um bom assado fronteiriço. Embora já tenha realizado inúmeras oficinas pelo Brasil, não tem a pretensão de ensinar, mas sim compartilhar técnicas e segredos que aprendeu ao longo dos seus 34 anos, promovendo o encontro entre gastronomia, arte e cultura por onde passa

Hoje, o mestre parrillero e publicitário – também apresentador, influenciador, produtor cultural, idealizador da multiplataforma El Topador e embaixador de grandes marcas como Cerveja Patagônia, Frigorífico Silva, Carne Certificada Hereford e Erva Baldo – está à frente dos projetos autorais ALMAS DEL FUEGO – um festival que reúne elementos da cultura gaúcha em um encontro de celebração com música, churrasco, cultura, arte e história; DESBRAVANDO – série audiovisual com 5 episódios, gravada em lugares distintos do Estado, onde Costaguta conduziu viagens mostrando um pouco da lida, da história das regiões, das belezas naturais, e dos rituais que envolvem a arte do assado campeiro; PIQUETE EL TOPADOR – que em 2023 chega a sua 4ª edição; NA BEIRA DO FOGO COM EL TOPADOR – programa semanal produzido integralmente pelo projeto, prestes a completar dois anos no SBT, que busca proporcionar experiências e memórias em volta da carne, do fogo, da boa música, resgatando sempre a mescla receitas na brasa com entrevistas culturais; Cursos de Churrasco de Fronteira e de Parrilla Crioula e Fogo de Chão; além do “BUENAS, HERMANOS” – que acontece uma vez por mês no canal do Youtube do El Topador. O programa tem duração de 2 horas e sempre conta com a presença de convidados pra lá de especiais para bater um papo e degustar um assado de primeira qualidade feito pelo El Topador.

Desde 2019, ostenta na Zona Sul de Porto Alegre, o seu tão sonhado Refúgio, uma espécie de Casa|QG onde além de produzir os seus conteúdos, recebe inúmeras celebridades para desfrutar de experiências ao redor da parrilla. De propriedade do falecido escritor e letrista Sérgio Napp, o espaço por onde já passaram expoentes gaúchos como Mário Quintana e Elis Regina pulsa música, cultura, poesia e, agora, o fogo e a cultura do assado coroando tudo isso.

Em 2022, o lançamento de um novo projeto, ainda mais ousado: o Rancho Tabacaray. Localizado na zona sul de Porto Alegre, foi erguido no início do século XX pelo imigrante italiano Vicente Monteggia que estabeleceu ali sua casa, uma capela, uma escola, um moinho de farinha de milho e um engenho de moer cana-de-açúcar. Entusiasmado com a beleza da região e com a adequação da terra para o cultivo da uva, Monteggia estimulou a vinda de novas famílias de colonos para Vila Nova. Pelos feitos históricos, virou nome de rua: Avenida Vicente Monteggia.

Sua casa, construída século XX, hoje é uma edificação inventariada sob os cuidados do projeto El Topador. Está sendo revitalizada para receber eventos, cursos, workshops e ser uma referência cultural e histórica dentro da capital gaúcha. Vai abrigar museu, escritório e açougue. Já o nome Tabacaray? Ele surge de uma placa, encostada a 30 anos em um galpão em Santana do Livramento, sua terra Natal. O significado? O filho de um grande líder.

Los fuegos se van
y las memorias se quedan.

Informações Imprensa:
Tati Feldens| Fone: (51).9.9836.8652 | E-mail: tcfcomunicacoes@gmail.com

Newsletter

Mais postagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *